segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Shadow Walkers


 

Introduzidos originalmente no suplemento "Wizards & Rogues of the Realms", escrito por William W. Connors e publicado em 1995, os Shadow Walkers, ou Andarilhos das Sombras, são uma classe de personagem híbrida, exclusiva de Forgotten Realms e que combina os talentos de ladinos e magos.

"O que diferencia os Andarilhos das Sombras de outras guildas de ladinos? Muitos diriam que é nossa habilidade com magia sombria, ou o fato de que não somos ladrões. Mas esta é uma observação superficial. Somos uma guilda cujos membros juraram utilizar sua astúcia, destreza e habilidade mágica para combater o mal e levar a justiça àqueles que ludibriam a lei e a ordem. Sob a proteção da noite, agimos como justiceiros, combatendo criminosos, assassinos e outros predadores urbanos.

Nossa história é longa, e segundo a tradição teve início há mais de 100 anos atrás na cidade de Iriabor, às margens do Rio Quiontar, quando uma das guildas de ladrões locais se uniu a um grupo de magos sombrios para ajudar o clero de Selûne a combater um grupo de homens-rato que estava a ponto de dominar a cidade.

Por esse motivo temos Selûne, a Donzela da Lua, como nossa protetora, pois ela nos protege e nos ilumina com sua luz. Não temos laços formais com seus templos, mas em sua honra também caçamos os cultistas de sua irmã, Shar, a Senhora da Escuridão.

Hoje os Andarilhos da Sombra guardam algumas das maiores cidade de Faerûn. Além de Iriabor, nossa ordem também está presente em Waterdeep, Baldur's Gate, Arabel, Berdusk, Saradush, Hlondeth  e Westgate, sempre honrando nossa tradição de proteger os inocentes e combater aqueles que lhes afligem." - trecho do diário de Athanir de Elturel

 
SHADOW WALKER
Atributos mínimos: Destreza 15, Inteligência 15
Raças: somente humanos ou meio-elfos
Alinhamento: NG ou CG
Experiência: como ladinos
HD: d6
THAC0: como ladinos
Testes de resistência: P/P/D, P/P e BW como ladinos, R/S/W e S como magos
Recursos iniciais: 2d6 x 10 gp
Proficiências: geral, arcanos e ladinos

 

Esses magos ladinos são parte de uma ordem de justiceiros que utilizam magia sombria para combater ameaças sobrenaturais e mundanas que estão além da capacidades dos oficiais da lei e da ordem locais - isso inclui não somente guildas de ladrões ou assassinos profissionais, mas também diversos tipos de monstros urbanos, como doppelgangers, vampiros, homens-rato, feyrs, clérigos de Shar e súcubos, entre outros. 

Shadow Walkers são  encontrados em praticamente todas as grandes metrópoles de Faerûn, e são essencialmente aventureiros urbanos. Ocasionalmente, porém, um Andarilho pode se estabelecer em outra cidade menor ou juntar-se a um grupo de aventureiros para uma missão específica.

A organização não possui uma liderança central, e cada guilda local de Andarilhos opera de maneira independente. 

 

HABILIDADES

Armas e armaduras
Shadow Walkers podem utilizar qualquer uma das seguintes armas: adaga, basilarda, bastão, besta leve, clava, espadas (longa, curta e de folha larga), estrepes, faca, funda, lança, machados (machadinha e machado de arremesso), porrete e rede.

Os Shadow Walkers podem utilizar armaduras leves (laudel, coura e couro reforçado), porém, assim como outros personagens que empregam magia arcana, eles não podem lançar magias se estiverem vestindo quaisquer armaduras.

Habilidades de ladinos
Das oito habilidades tradicionais dos ladinos, o personagem possui apenas cinco: open locks, find/remove traps, move silently, hide in shadows e detect noise.

No primeiro nível, cada uma essas habilidades possui 5% de chance de sucesso. O personagem pode distribuir 40 pontos percentuais dentre elas alocando, no máximo, 20% por habilidade.

A cada nível subsequente o personagem ganha mais 25 pontos percentuais e pode alocar, no máximo, 10% por habilidade. O nível máximo de cada habilidade é 95%.

Ataque pelas costas (backstabbing)
Andarilhos das Sombras podem realizar um ataque pelas costas como um Ladino de mesmo nível.

Calão ladino
Andarilhos das Sombras empregam um jargão próprio que utilizam para se comunicar entre si e identificar demais membros de sua ordem. Essa habilidade é gratuita e recebida no 1º nível de personagem.

Visão noturna
Os Andarilhos enxergam normalmente em baixa luminosidade a até 3 m por nível de personagem, e não sofrem quaisquer redutores ou penalidades por condições adversas de iluminação. Eles não são capazes enxergar na escuridão absoluta.

Aura sombria
A partir do 3º nível de personagem o Andarilho consegue evocar uma aura de sombras ao redor de seu corpo até 3 vezes ao dia por um número de rodadas igual a seu nível de personagem. Essa aura leva 1 rodada para se manifestar e lhe concede um bônus de +25% na perícia hide in shadows.

Manto sombrio
A partir do 8º nível de personagem o Andarilho pode evocar um manto sombrio até 3 vezes ao dia. Ele leva 1 rodada para se manifestar, torna o personagem virtualmente invisível em áreas de penumbra ou lhe dá +50% em hide in shadows nas demais situações.

Enquanto estiver usando o manto, porém, o personagem fica vulnerável a ataques luminosos. Qualquer arma, magia ou poder que utilize luz recebe um bônus de +2 no ataque (quando aplicável), causa 50% de dano a mais e impõe um redutor de -2 nos testes de resistência do personagem.

Forma sombria
A partir do 12º nível de personagem, o Andarilho adquire enorme domínio da magia sombria, e pode tornar-se uma sombra até 3 vezes ao dia. Essa habilidade sobrenatural funciona exatamente como a magia wraithform e torna o personagem praticamente invisível, exceto em ambientes iluminados.

Porém, quando está em sua forma sombria o personagem fica extremamente vulnerável a ataques luminosos. Qualquer arma, magia ou poder que utilize luz recebe um bônus de +4 no ataque (quando aplicável), causa o dobro de dano a mais e impõe um redutor de -4 nos testes de resistência do personagem.

Magias
Andarilhos das Sombras podem lançar magias arcanas das escolas abjuration, alteration, divination, illusion, universal e shadow conforme a tabela abaixo, e podem utilizar itens mágicos permitidos para ladinos e magos (porém, neste último caso, com um modificador de +4 na iniciativa):