Esta postagem é minha tentativa de reorganizar o panteão de Faerûn em minhas campanhas em algo mais coeso e mais semelhante a uma religião panteônica, onde os deuses possuem maior interação e relações entre si.
Algumas notas importantes:
1. Em sua maioria, os deuses foram organizados em grupos de acordo com afinidades, alianças e áreas de atuação. Normalmente os deuses de um mesmo grupo atuam juntos para alcançar os mesmos objetivos.
2. Deuses menores não possuem templos, ordens e clérigos, sendo cultuados juntamente com os deuses a quem servem, com algumas exceções: Torm, Valkur, Milil e Shaundakul possuem clérigos e templos próprios, e vários rangers cultuam e recebem seus poderes de Mielikki ou Shaundakul.
3. Como regra geral, os deuses malignos listados abaixo não são cultuados publicamente em lugar algum de Faerûn. Seus cultistas e fiéis reúnem-se em seitas secretas, religiões de mistérios e templos ocultos.
4. Juntos, os doze deuses maiores de Faerûn formam o Círculo Divino. Este grupo não constitui um governo, mas sim uma assembléia que se reúne em tempos de grandes crises ou para debater questões de suma importância para esfera de Abeir-Toril.
5. Ainda que algumas pessoas possam ter devoção especial a alguns deuses em
particular, como regra geral os habitantes de Faerûn cultuam a todos os deuses do
panteão, conforme sua necessidade. Por exemplo, um fazendeiro pode cultuar
Lathander e Chauntea, e propriciar Talos. Somente clérigos, paladinos e
sacerdotes cultuam uma única divindade.
6. Em termos de jogo, existe uma diferença importante entre sacerdotes e clérigos. Sacerdotes são os NPCs que cuidam dos templos, ritos e congregações dos deuses, mais comuns e numerosos, e não têm acesso a magia divina. Clérigos (os specialty priests descritos no PH) são mais raros, e quase sempre são membros de ordens clericais especializadas das quais os PCs fazem parte.
7. Embora o campanha ocorra em 1357 DR, eu fiz algumas mudanças em relação aos deuses deste período: adicionei Kelemvor e Cyric, tornei Selûne uma deusa maior e Sune uma deusa intermediária, bem como mudei os alinhamentos de alguns deuses.
DEUSES DA NATUREZA
Chauntea (deusa maior da agricultura, colheita e primavera, NG)
Silvanus (deus maior da natureza, N)
* Eldath (deusa menor das nascentes, rios, cachoeiras, lagoas e da paz, NG)
* Mielikki (deusa menor do outono e das florestas, NG)
* Auril (deusa menor do inverno, CN)
As três deusas que servem a Silvanus são chamadas de Filhas de Silvanus.
DEUSES DO FIRMAMENTO
Lathander (deus maior da aurora, criatividade, vitalidade, renovação e verão, NG)
Selûne (deusa maior da lua, estrelas e navegação, CG)
DEUSES PROTETORES, DA BOA FORTUNA E DA LEI
Helm (deus intermediário da proteção e vigilância, LN)
Ilmater (deus intermediário da misericórdia, caridade e resiliência, LG)
Tymora (deusa intermediária da boa fortuna, sorte e viagens, CG)
* Shaundakul (deus menor dos andarilhos, exploradores e caravaneiros, CN)
Tyr (deus maior da justiça e da lei, LG)
* Torm (deus menor do dever, lealdade, coragem, disciplina, auto-sacrifício, paladinos e cavaleiros, LG)
* Valkur (deus menor dos marinhos, navegantes e construtores de embarcações, CG)
* Siamorphe (deusa menor na nobreza, realeza e governantes, LN)
DEUSES DO CONHECIMENTO E DAS ARTES
Oghma (deus maior do conhecimento, N)
* Deneir (deus menor da literatura, filosofia, cartografia e escribas, NG)
* Gond (deus menor dos ferreiros e artesãos, N)
* Milil (deus menor da música, canções e poesia, NG)
OUTROS DEUSES
Os deuses abaixo não pertencem a nenhum grupo específico e são cultuados de maneira independente.
Kelemvor (deus maior da morte e juiz dos falecidos, LN)
Mask (deus menor dos ladrões, CN)
Mystra (deusa maior da magia, NG)
Sune (deusa intermediária do amor, CG)
* Lliira (deusa menor da alegria e da dança, CG)
Tempus (deus maior da guerra, N)
* Cavaleiro Vermelho (deus menor da estratégia, LN)
* Uthgar (deus menor da força, o destruidor de orcs e patrono dos bárbaros Uthgardt, CN)
Waukeen (deusa intermediária do comércio e da riqueza, N)
DEUSES DA FÚRIA
Estes deuses representam o lado violento e caótico da natureza e são normalmente aplacados ao invés de cultuados. Seus templos são raros e seus sacerdotes estão banidos e são repudiados na maioria dos lugares.
Talos (deus maior das tempestades, tornados e desastres naturais, CN com tendências malignas)
Umberlee (deusa intermediária do mar, NE)
Malar (deus menor das feras, da caça e dos licantropos malignos, CE)
DEUSES SOMBRIOS
Como mencionado acima, estes deuses não são cultuados publicamente em lugar algum de Faerûn - pelo contrário, seus sacerdotes e cultos são considerados ilegais em praticamente todo o continente. Ao contrário de serem aliados, estes deuses foram listados aqui meramente por conveniência, uma vez que raramente trabalham em conjunto.
Beshaba (deusa intermediária da má sorte, infortúnio e acidentes, CE)
Bhaal (deus intermediário do homicídio e morte, NE)
* Loviatar (deusa menor da tortura, tormento, agonia, dor e sofrimento, LE)
* Talona (deusa menor dos venenos e doenças, CE)
Cyric (deus intermediário da trapaça, mentira, falsidade e loucura, CE)
Myrkul (deus intermediário dos mortos-vivos, decadência, putrefação e degradação, NE)
Shar (deusa maior da escuridão e da noite, NE)
O CULTO DE BANE
Bane e seus servos são cultuados publicamente apenas em Mulmaster, Mourktar, Thay e em algumas cidades às margens do Mar da Lua.
Bane (deus maior da tirania e dos conflitos, LE)
* Iyachtu Xvim (deus menor das batalhas e comandante do Exército de Bane, LE)
* Gargauth (deus menor das traições e corrupção, LE)
* Hoar (deus menor da vingança, LN)
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