domingo, 26 de fevereiro de 2023

Itens mágicos - como adquirí-los?

 

ilustração de Wiebke Scholz


Existe, no universo dos RPGs de fantasia, um debate se jogadores podem, ou não, comprar itens mágicos em lojas. Em RPGs de computador isso é razoavelmente comum, mas por uma questão prática - é algo que existe unicamente para facilitar a vida do jogador.

Em um cenário de fantasia de mesa, porém, o conceito de "loja de itens mágicos" é um tanto quanto ridícula e inverossímil, a menos que estejamos falando de um mundo em que magia é absurdamente comum. Afinal, na maioria dos sistemas de RPG, criar itens mágicos não é uma tarefa fácil. Pelo contrário, é um processo caro, demorado e desgastante para os magos e encantadores.

Escrevi a postagem abaixo visando responder uma pergunta feita frequentemente por jogadores: Como os personagens podem adquirir itens mágicos na campanha?

Basicamente, de três maneiras:

A primeira, e mais óbvia, é obtendo itens de oponentes derrotados ou encontrando itens mágicos perdidos em ruínas, masmorras, covis de criaturas, etc.

A segunda é encomendando a criação de um item específico com encantadores (isto é, magos especializados na escola de encantamento). Neste caso, primeiramente é preciso encontrar um especialista que tenha o nível de experiência necessário e que saiba criar o item em questão. Depois é necessário convencer o mago a realizar o serviço, pagar o preço combinado (em dinheiro, favores ou ambos) e fornecer todos os materiais exigidos e solicitados para sua criação. Por fim, deve-se cruzar os dedos e torcer para que dê tudo certo no processo.

A terceira é a compra de itens. Veja que em minhas campanhas não existem lojas ou empórios mágicos onde os personagens podem comprar, vender ou trocar itens mágicos. Porém, há exceções:

As poções, elixires e óleos mais comuns (poção de cura, água benta, filtro do amor, etc.) são comumente encontrados em quaisquer burgos, cidades e metrópoles onde há magos, alquimistas e templos disponíveis. Nas vilas menores, porém, são raramente encontrados – apenas se houver um mágico ou clérigo com habilidade e conhecimento para criar poções.

É possível encontrar e comprar pergaminhos com magias de até 2º nível nos burgos e cidades, desde que ali exista uma guilda de magos, academia mágica ou enclave de Magos Vermelhos. Porém, mesmo nas maiores metrópoles é extremamente difícil, ou caro, encontrar pergaminhos de proteção ou pergaminhos com magias de 3º nível ou superior – e, mesmo assim, tais pergaminhos só são disponibilizados para membros das guildas ou academias, e mediante pagamento ou realização de favores.

Da mesma maneira, também é possível encontrar, adquirir ou encomendar certos itens como anéis, varinhas mágicas ou itens “descartáveis” que reproduzem as magias e efeitos mais comuns em guildas, enclaves ou academias mágicas.

Observação: como regra geral, considere que guildas, academias e enclaves nas cidades e metrópoles podem disponibilizar itens mágicos citados acima (anéis, varinhas, etc.) cujo valor não ultrapasse 2000 XP. Acima disso, não é possível comprá-los em hipótese alguma. Independentemente do valor em XP, cabe ao DM determinar se um item particular está disponível para compra ou não, bem como seu preço.

Por outro lado, itens mágicos menores de uso comum ou quotidiano (por exemplo, um penico que se esvazia sozinho, uma caneca que mantém a bebida sempre gelada ou um cristal de luz usado para iluminação) são encontrados facilmente nas guildas e academias mágicas, ou podem ser facilmente encomendados a um encantador.

É importante lembrar, no entanto, que itens mágicos raros, bem como armas e armaduras com encantamento +2 ou superior, nunca estarão à venda, seja qual for o tamanho da cidade ou poder da guilda. Estes itens devem ser feitos por encomenda ou encontrados em aventuras.

Porém, em algumas das maiores metrópoles (como Waterdeep, Baldur’s Gate ou Suzail) é possível contatar agentes especializados em obter ou comercializar itens mágicos específicos – mas eles não são facilmente encontrados e seus preços sempre são muito altos.



 

 

 

 

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