![]() |
dragão de azorita - arte de Tony di Terlizzi |
O alinhamento “neutro”, também chamado de “neutralidade autêntica”, é o mais raro dos nove alinhamentos do AD&D.
Por uma questão de lógica e verossimilhança, indivíduos autenticamente neutros não existem nas minhas campanhas, e isso inclui os personagens dos jogadores e a imensa maioria dos NPCs, uma vez que a neutralidade autêntica implicaria em amoralidade, languidez ou apatia absoluta, e tornaria impossível para eles se envolverem em aventuras ou sequer se relacionarem normalmente com outros seres vivos. A partir do momento que o indivíduo adota uma posição moral ou ética, seja ela qual for, ele deixa de ser “autenticamente neutro”.
Ainda assim, este alinhamento é útil para descrever ou representar alguns casos muito específicos, como aqueles relacionados a seguir:
- Animais – naturais ou fantásticos – e criaturas irracionais que agem puramente por instinto, como lobos, ursos, águias, tubarões, grifos ou monstros da ferrugem, por exemplo.
- Construtos mágicos, elementais, alguns tipos de mortos-vivos e demais criaturas que não possuem capacidade de raciocínio ou noções de princípios morais ou éticos.
- Divindades e criaturas dos Planos Exteriores que representam e personificam conceitos como equilíbrio absoluto ou neutralidade.
- O alinhamento de certas raças ou seres racionais que possuem atitude isolacionista, não se importam com o que ocorre com o mundo além de seus habitats naturais ou que simplesmente se recusam a interferir ou se envolver com os assuntos de outros seres, exceto em circunstâncias excepcionais como, por exemplo, homens-lagarto, gigantes de pedra e alguns tipos de fadas ou espécies de dragões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário