domingo, 21 de julho de 2024

Ordeiro e Neutro

 

Khelben Blackstaff - arte de Fred Fields

Personagens de alinhamento ordeiro / neutro crêem que a estabilidade e a ordem são aspectos fundamentais da sociedade e do mundo. Para eles, bem e mal são secundários e insuficientes para trazer harmonia, equilíbrio e regularidade a todos os seres vivos.

A visão de mundo ordeira / neutra defende e apoia governos fortes e organizados, sejam eles benevolentes ou tirânicos pois, segundo estes princípios, ordem e organização são mais importantes do que aspectos morais. Por isso estes personagens seguem e mantém as leis à risca sem levar em conta se são justas ou não – se houver discordância, as leis devem ser alteradas somente conforme os meios legais; rebeliões e desobediência civil são inaceitáveis, independentemente de seu motivo, e a manutenção das leis e do status quo é de suma importância.

Um governo autocrata, em que todo o poder é centralizado nas mãos de um único governante (um déspota) ou de um pequeno grupo (um triunvirato, por exemplo), é um modelo perfeito de uma sociedade ordeira e neutra. Não raro, quando a nação ou reino possui vasta extensão territorial funções administrativas locais (como coleta de impostos e administração de víveres) são delegadas a funcionários que fazem parte de um extenso grupo de burocratas a serviço do governante.

Indivíduos que possuem este alinhamento tendem a ser extremamente honrados, fiéis e leais. Eles possuem um forte senso de dever com seus monarcas, superiores, familiares, companheiros e subalternos, e a grande maioria deles também segue algum código de honra – como um código de cavalaria ou religioso, por exemplo – mesmo que isso lhes cause problemas ou risco pessoal. Para eles, “é melhor perder a vida do que a honra”.

Gratificação pessoal é aceitável desde que não fira os princípios legais da sociedade; por este motivo, crimes são considerados inaceitáveis e punidos com o pleno rigor da lei, sem qualquer módico de compaixão ou bondade. Por exemplo, se a lei local determina que ladrões devem ter suas mãos cortadas, o motivo do roubo é irrelevante – se ele roubou para comer ou por ganância, o ladrão será punido da mesma forma.

Ainda que pareça algo contraditório, é importante frisar que um personagem neutro e ordeiro pode ajudar pessoas necessitadas se seu código de honra ou senso de dever assim determinarem; da mesma maneira, esse personagem pode realizar ações que pareçam severas ou até mesmo impiedosas. Mas é importante frisar que sua motivação nestes casos é sempre derivada de seus princípios éticos e código de honra, e não necessariamente determinadas por bondade ou crueldade.

Como valorizam princípios como hierarquia e organização, estes personagens costumam trabalhar bem em grupo, principalmente com outros personagens ordeiros ou mesmo neutros. Personagens caóticos são tolerados se compartilharem de algum objetivo em comum – algo difícil, porém não impossível. Não raro, os ordeiros / neutros tendem a fazer parte de grupos ou organizações militares ou religiosas.



Princípios comuns aos personagens ordeiros e neutros:

    Não gosta de mentir e, em muitos casos, simplesmente não sabe ou não consegue mentir – omitir ou recusar-se a contar a verdade em certos casos extremos (quando interrogado por um inimigo ou para evitar trair seus companheiros) é aceitável.

    Jamais quebra sua palavra de honra, embora não a dê levianamente.

    Jamais comete um ato criminoso (assassinato, roubo, vandalismo, suborno, etc.) ou faz vista grossa quando sabe que um ato criminoso foi cometido. Sem exceções.

    Segue a lei e respeita autoridades legalmente constituídas, civis e religiosas, sem questionar.

    Sempre obedece a ordens legítimas sem questionamento, mesmo quando elas vão de encontro a seus princípios pessoais.

    Jamais comete traição contra um familiar, amigo, companheiro ou superior hierárquico.

    Normalmente possui um código pessoal que é seguido à risca, independentemente das circunstâncias nas quais o personagem se encontra.

    Criminosos e malfeitores devem sempre ser denunciados ou levados à justiça, principalmente se o personagem tiver poderes legais legítimos para lidar com a situação.

    Vingança é algo inaceitável, pois é sempre feita à margem da lei.

    Sempre salda suas dívidas e cumpre seus contratos, a menos que haja uma maneira ou cláusula que permita romper o contrato legalmente.

    Sempre trata oponentes honrados da mesma forma, aceita rendições e cuida de seus prisioneiros. Adversários dignos sempre são tratados com honra e respeito, dentro e fora do campo de batalha.

    Pode executar prisioneiros e criminosos, sempre de maneira rápida e indolor, se isso estiver de acordo com as leis de sua nação ou organização.

    Não machuca inocentes e ajuda os necessitados e destituídos da melhor maneira possível se seu código de honra assim determinar.

    Quando fora de sua terra natal sempre respeita as leis e costumes locais, mesmo que não concorde com elas.


Ações que os personagens ordeiros e neutros nunca praticam:

    Perfídia (inclui traição, deslealdade, quebrar a sua palavra de honra e romper um contrato sem motivo).

    Mentira ou manipulação em benefício próprio ou visando vantagens pessoais; em algumas situações muito específicas, a mentira ou a omissão pode ser usada como último recurso e desde que seja para evitar cometer um ato pior, como uma traição, por exemplo.

    Cometer um crime, por qualquer motivo.

    Atos malignos e caóticos, que vão contra seu código de honra ou contrariam as leis de sua nação ou terra natal (por exemplo, roubo ou assassinato) também devem ser evitados e combatidos ativamente.

    Certas ações, porém, como a contratação de assassinos ou uso de venenos são aceitáveis se, e somente se, as leis locais ou seu código de honra assim permitirem.

    Não aceitar uma rendição honrosa, ameaçar ou maltratar prisioneiros.

    Ser conivente com atos criminosos, mesmo quando cometidos por um companheiro.

Exemplos de personagens ordeiros / neutros da ficção:
Geralt de Rívia (LN com tendências boas)
Khelben Blackstaff (Forgotten Realms)
Sten e Vivienne (Dragon Age)
Xan e Anomen (Baldur’s Gate)
Juiz Dredd
James Bond 007
Agente Americano e Namor
Espectro e Sr. Destino
Tobirama Senju e o Quarto Raikage (Naruto)
Bills (Dragon Ball)
Stannis Baratheon e Sir Barristan Selmy (GoT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário