"Party of Adventurers" - arte de Larry Elmore |
No AD&D, todos os personagens possuem um “alinhamento”, uma característica do personagem que representa várias coisas: seu código moral e ético, sua noção de certo e errado, seus princípios pessoais, sua visão de mundo, seus vícios e virtudes, como ele lida com outros indivíduos e como reage quando se vê diante de dilemas morais.
Em termos de jogo, é usado principalmente para moldar a personalidade do PC, auxiliar o jogador na interpretação do seu personagem e fornecer algumas diretrizes de como o personagem vai reagir a certas situações durante suas aventuras.
Sempre é importante ressaltar que o alinhamento é tão somente uma ferramenta para ajudar jogadores e mestres na interpretação de personagens, e não deve ser considerado algo absoluto ou restritivo, pois mesmo personagens que compartilham do mesmo alinhamento têm comportamentos e atitudes distintas, ainda que partilhem dos mesmos princípios morais e éticos. Lembre-se que o alinhamento é apenas um dos vários fatores envolvidos na interpretação do personagem.
Depois que o jogador seleciona um alinhamento para seu PC, não é possível alterá-lo de maneira consciente, ainda que determinadas ações do personagem possam causar uma mudança brusca de alinhamento, conforme determinado pelo DM. Isso normalmente tem consequências severas para o personagem, e em alguns casos pode até resultar na perda do personagem (por exemplo, um personagem que adote um alinhamento maligno de maneira proposital e consciente automaticamente torna-se um NPC sob o controle do Mestre).
Bem vs. Mal – o aspecto moral
No sistema de alinhamento, o bem é representado por virtudes morais e pessoais como benevolência, compaixão, justiça, temperança, honestidade, prudência, coragem, generosidade, altruísmo, sacrifício, lealdade e magnanimidade.
O mal é representado pela ausência das virtudes descritas acima e pela prática consciente de vícios e hábitos imorais que incluem soberba, perfídia, crueldade, insensibilidade, ódio, acédia, cobiça, pusilanimidade, covardia, indulgência, rancor, ira, iniquidade, falsidade e inveja.
Indivíduos moralmente neutros tendem a focar mais no aspecto ético de seus princípios.
Lei vs. Caos – o aspecto ético
Personagens ordeiros seguem princípios como honra, disciplina, diligência, obediência, senso de dever e lealdade.
Por sua vez, personagens caóticos tendem a valorizar princípios como respeito absoluto às liberdade individuais, flexibilidade, adaptabilidade, individualismo, auto-suficiência e rebeldia (que pode, ou não, manifestar-se de maneira violenta).
Indivíduos eticamente neutros tendem a respeitar autoridades estabelecidas e realçar mais o aspecto moral de seus princípios pessoais.
Tendências
Muitos PCs de alinhamento neutro (ordeiro / neutro ou caótico / neutro) costumam apresentar certas tendências morais, muitas vezes por influência de seus companheiros de grupo ou da sociedade em que vivem.
Por exemplo, um personagem caótico e neutro com tendências boas ainda pode esperar uma recompensa ao ajudar alguém, mas, no fundo, sente-se plenamente satisfeito simplesmente por ter feito uma boa ação. Da mesma forma, um caótico e neutro com tendências malignas seria mais ganancioso, insensível e amoral do que o esperado.
Os nove alinhamentos
Quando combinados entre si, os eixos moral e ético do AD&D dão origem a nove alinhamentos diferentes, descritos abaixo (clique nos links para mais detalhes sobre cada alinhamento).
Bom / Ordeiro
Bom / Neutro
Bom / Caótico
Neutro / Ordeiro
Neutro
Neutro / Caótico
Maligno / Ordeiro
Maligno / Neutro
Maligno / Caótico
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