quinta-feira, 13 de março de 2014

D&D Next - o que sabemos


Algumas novidades e notícias sobre a próxima edição de D&D, segundo participantes dos playtests:

* Classes de personagem: até agora foram confirmadas Bárbaro, Bardo, Clérigo, Druida, Guardião (ranger), Guerreiro, Mago, Paladino, Feiticeiro, Bruxo (warlock) e, infelizmente "Monge" (na verdade o lutador de kung-fu das edições anteriores... blergh!). Há boatos sobre uma suposta 13a classe de personagem, que ainda não foi divulgada.

* Vantagem/desvantagem: se um PC tiver a vantagem em uma determinada ação, o jogador faz o teste duas vezes, e escolhe o melhor resultado.

* Backgrounds: todo PC tem também um background (histórico de personagem) além de sua raça e classe. É um modo de personalizar o personagem, dando-lhe algumas perícias bônus. Exemplos de históricos incluem plebeu, pirata, sábio e espião - e não estão vinculados a classes específicas, o que significa que podemos ter guerreiros espiões e magos piratas.

* Sistema de magia: retorno ao sistema tradicional, mas com uma modificação importante. Personagens ainda precisam preparar magias com antecedência, mas podem lançar de maneira espontânea quaisquer magias que eles tenham preparado. Por exemplo, se um mago pode lançar três magias de 1o Círculo por dia e preparou magic missile, feather fall e shield, ele pode lançar a mesma magia três vezes, cada uma dela apenas uma vez ou qualquer outra combinação (eu já usei isso como "regra da casa" em uma campanha de AD&D, com ótimos resultados). Algumas magias  podem ser lançadas sem preparo prévio como rituais, desde que estejam no grimório do mago. Rituais levam 10 minutos para serem lançados. Cantrips são ilimitados - os magos podem utilizá-las quantas vezes quiserem.

* Bounded accuracy: toda aquela bobagem de "encontros equilibrados" foi finalmente descartada. Esse sistema garante que algumas coisas sejam matematicamente impossíveis de matar para um grupo de nível baixo e faz com que quaisquer oponentes sejam mortais em grandes números (por exemplo, um bando grande de goblins representa perigo para um grupo de aventureiros de alto nível). De certa forma, lembra muito o sistema do AD&D, mas com uma fórmula matemática para ajudar mestres iniciantes.

* Situações sociais: há uma mecânica para resolver situações sociais baseada em Carisma que é uma versão aperfeiçoada do sistema da 2a Edição.

* Exploração: há um sistema interessante de exploração do mundo. Por exemplo, cada PC pode assumir uma tarefa durante uma viagem ou jornada (vigiar, obter comida, mapear, etc.) e o grupo decide a velocidade do deslocamento (lento, moderado, rápido); essas escolhas determinam não apenas o tempo de viagem ou a chance de encontros, mas probabilidade de serem pegos de surpresa.

* Combate: rápido e simples como no AD&D e D&D Clássico e dispensa a obrigatoriedade de mapas e miniaturas.

sábado, 1 de março de 2014

Aaron Allston R.I.P.






Faleceu nesta quinta-feira, dia 27 de fevereiro, aos 53 anos de idade, o escritor e designer de RPGs Aaron Allston. Segundo notícias, a causa da morte foi insuficiência cardíaca, provavelmente resultante de complicações advindas de um infarto sofrido em 2009.

Aaron começou sua carreira no início dos anos 1980, escrevendo para as revistas Space Gamer e Fantasy Gamer. Ele tornou-se bastante conhecido, porém, por seus trabalhos para a extinta TSR, que incluem a Rules Cyclopedia (1991) para D&D clássico, e diversos suplementos, como Complete Fighter's Handbook (1989), I, Tyrant (1996), The Gran Duchy of Karameikos (1987) e Dwarves of Rockhome (1988), entre outros.

Como escritor, ficou famoso pelos romances de Star Wars nas séries X-Wing e New Jedi Order, que foram elogiados pela crítica e muito bem recebidos pelos fãs. Seus últimos trabalhos como novelista foram Fate of the Jedi: Conviction (2011) e X-Wing: Mercy Kills (2012).

Criativo, talentoso e versátil, Allston era um dos talentos da indústria do entretenimento que certamente fará muita falta. Este blog e seu autor desejam seus pêsames à família.