domingo, 1 de dezembro de 2013

Personagens multi-classe - algumas regras


Estas são algumas regras que utilizo para personagens multi-classe em minhas campanhas:

- Apenas guerreiros, ladinos e magos podem ser personagens multiclasse;

- Sub-classes (paladinos, bardos, druidas, etc.) e magos especialistas não podem ser multi-classe.

- Sacerdotes de deuses ou religiões específicas (i.e. specialty priests) só podem ser multi-classe se sua descrição assim permitir - por exemplo, os sacerdotes de Clanggedin Silverbeard, deus anano da guerra, podem ser sacerdotes/guerreiros.

- Magos multi-classe não podem lançar magias se estiverem vestindo armaduras.

- Ladinos multi-classe sofrem reduções severas em suas habilidades se vestirem armaduras pesadas (isto é, qualquer armadura mais pesada que studded leather).

- Guerreiros multi-classe não podem se especializar.

- Com exceção do arco longo, ladinos/guerreiros não podem utilizar armas de tamanho "L" (grande).

- O personagem não sobe de classe separadamente; o total de pontos de experiência necessário para que o PC ganhe um novo nível será o total de ambas as classes. Por exemplo, para chegar ao segundo nível de personagem, um mago/guerreiro precisa de 4500 XP.

- O PC pode comprar as proficiências de ambas as classes ao custo normal.

2 comentários:

  1. Ricardo, fazendo que o personagem so mude de nivel quando a soma de ambas as classes é atingida em XPs não é pesado demais? As pessoas poderiam especializar parte do tempo para aprender algo mais rapido. Assim, acho realista subir as classes separadamente!

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  2. Oi, Felipe. Inicialmente parece que isso dificulta a vida do jogador, mas a longo prazo não há diferenças significativas. Vejamos um guerreiro/ladino (F/T), por exemplo.

    Com 4.000 XP, teríamos um F2/T2 (separadamente) ou um F/T2 (somando).

    A partir de 50.000 XP, teríamos F5/T6 (separadamente) ou um F/T5 (somando).

    Com 100.000 XP, teríamos F6/T7 (separadamente) ou F/T6 (somando).

    Além disso, quando subimos as classes separadamente, é preciso dividir a XP, e como eu premio muitas outras coisas também (como criatividade do jogador, bom uso de magias e outras habilidades, etc.), dividir a XP acabava deixando os PCs muito para trás em relação aos demais de classe única.

    Acabei usando essa regra da casa (com apoio dos jogadores) e deu certo.

    Outra coisa que também costumo fazer, é que eu trato os PCs multi-classe quase como uma nova classe de personagem - por exemplo, um ladino/guerreiro é um "batedor", um mago/guerreiro é um "mago de guerra", e por aí vai.

    De qualquer obrigado, obrigado pelo comentário.

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