domingo, 18 de janeiro de 2015

Campanhas episódicas


Ultimamente tenho lido muito em fóruns e blogs de RPG sobre o que, aparentemente, se tornou uma tendência entre jogadores mais velhos: campanhas episódicas.

Para quem não está familiarizado com o termo, campanha episódica refere-se a um tipo de campanha estruturado como uma série de TV, em que não há um tema ou uma trama central e cada sessão traz uma aventura fechada, com começo, meio e fim. O que mantém a coerência da campanha são seus personagens, presentes em cada episódio.

Há vários fatores que levam um grupo a escolher este estilo de campanha: falta de tempo para preparar a campanha, falta de tempo para reunir o grupo ou, como no meu caso, questão de preferência.

Nunca gostei de mestrar ou jogar campanhas com tramas longas e que se arrastam por várias e várias sessões, pois pode levar a várias situações complicadas: se o grupo não se reúne regularmente, a trama tende a amornar; se um jogador precisa faltar e seu PC é importante para a trama, a aventura "trava"; além do pior que pode acontecer neste caso - os jogadores ficarem entediados com a trama, o que é o fim de qualquer campanha. 

Uma campanha episódica evita muitos destes problemas, oferece várias soluções e traz inúmeras vantagens sobre campanhas tradicionais:

* Variedade de tramas e situações: cada sessão ou aventura pode seguir um estilo diferente, evitando que a campanha fique repetitiva. Uma aventura é mais focada em combate, outra em investigação, outra em espionagem, etc. O mestre pode incluir estilos que agradem a cada jogador.

* Aventuras com começo, meio e fim levam menos tempo para serem preparadas, otimizam o tempo de jogo, e se o grupo se reúne em intervalos grandes entre as sessões (uma vez por mês, por exemplo) isso elimina a necessidade de recapitular tudo o que aconteceu na última sessão. Claro que isso não impede algumas histórias em duas ou três partes.

* Como não há um tema ou história guiando a campanha, esse estilo abre espaço para tramas e arcos menores, que envolvem algumas sessões (duas ou três, no máximo) ou tramas focadas no histórico e no desenvolvimento dos PCs - e, neste caso, o histórico dos personagens, ainda que simples, é de fundamental importância. 

* Campanhas episódicas também são ideais para jogos no estilo "mundo aberto", onde os personagens exploram o cenário com maior liberdade.

* E, como disse acima, a continuidade da campanha é assegurada por seus personagens, pelo território onde ocorrem (que tende a limitar-se a uma cidade ou pequeno reino, embora isso não seja obrigatório) e por alguns NPCs recorrentes. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário