terça-feira, 17 de novembro de 2009

Mitos sobre a katana

De vez em quando surgem alguns mitos na cultura pop que, sabe-se lá porquê, são aceitos como verdadeiros sem quaisquer questionamentos. Um deles é que a katana (para quem não conhece, um tipo de sabre japonês utilizado pelos samurais) é a melhor espada do mundo, muito superior a qualquer outro tipo de espada. Entretanto, segundo o site TV Tropes, que compila e comenta diversas convenções e clichês da cultura pop contemporânea, não é bem assim, apesar do que vemos em muitos lugares (Highlander, Shadowrun, etc.). Segue abaixo a tradução de algumas partes do texto:

O mito de que a cataná é um arma superior às espadas européias – mais especificamente a espada de lâmina larga da Idade Média – é contestável.

O minério de ferro utilizado na fabricação de espadas japonesas é muito inferior àquele utilizado na Europa medieval, o que fazia com que os mestres-armeiros japoneses utilizassem técnicas e processos demorados e caros de remoção das impurezas do ferro, como a “dobradura o aço”.

Esse processo é uma técnica comum na fabricação artesanal de armas e não é exclusivo da cutelaria japonesa, embora as lâminas japonesas fossem dobradas mais vezes do que muitas, porém não todas, espadas européias a fim de compensar a baixa qualidade inerente ao ferro local – uma notável exceção eram as espadas viquingues, que normalmente eram feitas com mais dobras do que a maioria das espadas japonesas antigas. Contrário à crença popular, dobrar a lâmina de uma espada não melhora seu fio nem mantém sua capacidade de corte por mais tempo; apenas torna a lâmina mais durável, pois resulta numa distribuição mais homogênea do carbono no aço.

[...] espadas européias eram tão boas quanto, senão melhores, do que as catanás. Além de serem feitas com material de melhor qualidade, as lâminas das espadas européias possuíam dois gumes e uma ponta – o que tornava seu processo de fabricação muito mais difícil do que de uma espada de um gume. As espadas européias também eram mais versáteis, pois podiam cortar e estocar, [...] e os dois gumes permitiam golpear em ambas as direções. Contrário a outras crenças populares, espadas européias e katanas possuem peso equivalente, e assim como o sabre japonês, longswords e alfanjes também podiam cortar oponentes ao meio.

O texto ainda menciona que essa diferença na evolução das espadas se deve, em parte, ao tipo de armadura utilizada. Na Europa, com abundância de minério de ferro, e surgimento de diversos tipo de armaduras, da cota de malha até as armaduras de placas do século XV, as armas tinham de ser mais versáteis e ter capacidade de perfuração. Já no Japão medieval, onde as armaduras utilizadas por samurais e ashigaru (soldados de infantaria) eram feitas de metal mole (ferro e latão) e outros materiais não-metálicos, a kataná cumpria sua função perfeitamente.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com isso, a katana só tem essa fama toda porque ela é uma arma mais "exotica" e nao necessariamente melhor que as outras

    ResponderExcluir
  2. Caro Dante, obrigado por seu comentário. Eu acredito que a fama da katana se deve principalmente a filmes e alguns RPG's que ajudaram a popularizar esta espada - como Highlander (tanto o primeiro filme quanto a série de TV - ambos os protagonistas utilizavam katanas), o RPG Shadowrun e a literatura de Cyberpunk de modo geral.

    O mais interessante é que as lâminas ideais para embates urbanos não seriam as katanas, mas os floretes e rapieiras.

    ResponderExcluir