quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Frase do dia

Resposta do eterno Dungeon Master, E. Gary Gygax, sobre a versão d20 do D&D, em uma entrevista ao site Gamespy:

Gamespy: O senhor já teve a oportunidade ver ou jogar a versão atual do Dungeons & Dragons?

Gygax: Sim, eu dei uma olhada, mas não posso dizer que sou fã. O novo D&D tem regras demais. O Dungeon Master deixou de ser um verdadeiro mestre-do-jogo para ser relegado ao papel de animador de auditório. [O novo D&D] removeu os arquétipos, é focado exclusivamente em combate e nos poderes dos personagens, perdeu o aspecto cooperativo de grupo, abastardou o sistema de classes de personagem e me lembra mais um jogo de super-heróis de quadrinhos do que um jogo de RPG de fantasia medieval [...]. Agora, você quer mesmo que eu dê minha opinião?


3 comentários:

  1. não entendi a parte em que ele fala dos alinhamentos, visto que isso foi criação do antigo sistema por ele criado

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcelo. Vou especular aqui, mas acho que ele considerava o novo D&D muito politicamente correto. Pelo que já li das entrevistas dele, Gygax era mais aberto às opções de alinhamento, haja visto que a 1a Edição tinha desde paladinos (LG) e mateiros (any good) até assassinos (very eeeeeeevil!!).

    ResponderExcluir
  3. mas então, é isso que eu não entendi da observação/reclamação dele - os outros pontos que ele levantou são bem compreensiveis e fáceis de concordar, porém, no novo D&D D20, pode-se, inclusive, criar coisas como um Ranger Evil (L/E; N/E ou C/E), coisa que antigamente não podia ocorrer, Ranger deveria sempre ser supostamente bondoso, embora pudesse ser caótico. Paladino também deixou de ser uma classe apenas prara Humanos e outras raças agora podem se tornar Paladinos (isso sim pode ser considerado "politicamente correto"). Neste sentido, até que o sistema ficou MENOS limitante (embora tenha ficado MAIS limitante em aspectos de regras)

    ResponderExcluir