sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A História do D&D Clássico

No mercado há 36 anos, Dungeons & Dragons já teve inúmeras edições, e é comum alguns jogadores se confundirem com suas diferentes versões ou mesmo desconhecerem alguns aspectos do jogo. Por exemplo, a versão publicada atualmente deveria ser a 7a edição, e não a 4a Edição, já que não leva o título de Advanced Dungeons & Dragons. Confuso? É só acompanhar o texto abaixo.

Dungeons & Dragons - versão original (1974)



 A primeira edição de Dungeons & Dragons, conhecida hoje como versão original (OD&D), foi publicada em 1974. Escrita por Gary Gygax e Dave Arneson, consistia de uma caixinha branca com três livretos: Men & Magic, Monsters & Treasures e Underground & Wilderness Adventures. Esta versão do jogo apresentava apenas três classes de personagens (guerreiro, mago e clérigo) e quatro raças (humanos, elfos, anões e hobbits). O sistema de combate era o mesmo do jogo Chainmail, um conjunto de regras de wargaming medieval escrito por Gygax em 1971, embora os autores tenham incluído um sistema opcional de combate que depois seria utilizado nas edições posteriores. O segundo livro do conjunto trazia inúmeros monstros cujas origens remontavam a mitologia e a literatura fantástica.

Nos dois anos seguintes, a TSR publicou quatro suplementos que expandiam as regras do conjunto original. Supplement I: Greyhawk, escrito por Gygax e Rob Kuntz, introduzia um novo sistema de combate para facilitar a vida dos jogadores que não estavam acostumados com wargaming. Introduzia, também, duas novas classes de personagens (ladrões e paladinos); novas magias e itens mágicos e novos monstros, como os homens-lagartos e o beholder, criado por Kuntz. Apesar do nome, este suplemento não trazia nenhuma informação sobre a campanha de Greyhawk.

Supplement II: Blackmoor, de Dave Arneson, trazia mais duas classes de personagens (o assassino e o monge - este último baseado nos monges shao-lin da China), novas regras de combate e regras para aventuras submarinas, além de novos monstros e criaturas. O suplemento II também ficou famoso por trazer a primeira aventura oficial do jogo, "Temple of the Frog". Assim como o antecessor, Blackmoor não trazia nenhuma informações sobre o cenário criado por Arneson.



Supplement III: Eldritch Wizardry, o terceiro suplemento oficial, foi escrito por Gygax e Brian Blume, sendo publicado em 1976. Além de apresentar aos jogadores mais uma nova classe de personagem (o druida), o terceiro suplemento trazia regras para poderes psíquicos, artefatos mágicos, novos monstros (como o mind flayer) e demônios.

Logo em seguida, Supplement IV: Gods, Demi-Gods & Heroes, escrito por Kuntz e Jim Ward, foi lançado, introduzindo panteões mitológicos no jogo. Posteriormente, este suplemento serviria de base para outros produtos das edições "Avançadas", como Legends & Lore.

Robert Kuntz chegou a produzir o manuscrito de um quinto suplemento (chamado Kalibruhn), que acabou não sendo publicado.


D&D Basic Set (1977)



Após o estrondoso - e inesperado - sucesso do jogo original, Gary e outros designers da TSR cogitavam lançar uma nova versão de Dungeons & Dragons, com regras mais coesas, mais estruturadas, que apresentassem mais opções aos jogadores e que tornassem o jogo compreensível para os meros mortais que não tivessem familiaridade com wargaming - esta nova versão, posteriormente daria origem à versão "avançada" de D&D.

Coincidentemente, por volta de 1976 o Dr. John Eric Holmes, médico neurologista e escritor, procurou Gygax com a intenção de elaborar e editar uma versão revisada do jogo original que fosse mais acessível a novos jogadores. Gygax, que a princípio queria focar nas regras avançadas, concordou com a idéia e entregou o projeto nas mãos do Dr. Holmes.

Em 1977 foram lançadas duas versões do jogo: o Advanced Dungeon & Dragons, escrito por Gygax, e o Dungeons & Dragons Basic Set, escrito pelo dr. Holmes e baseado no jogo original, mas planejado como uma versão introdutória do jogo - tanto que as regras cobriam apenas os três primeiros níveis de personagem. A partir daí, os jogadores deveriam migrar para a versão "avançada" do jogo.

Esta segunda edição do D&D trazia, em uma caixa, um livro de regras de 48 páginas, um conjunto de seis dados e uma aventura (B1: In Search of the Unknown; na versão comercializada entre 1979 e 1982, porém, a caixa vinha com outro módulo, B2: The Keep on the Borderlands).

Mais informações sobre o doutor J. Eric Holmes, que faleceu em 20 de março deste ano, podem ser encontradas aqui. O site Zenopus Archives oferece inúmeras informações historicas sobre esta versão do D&D.


D&D Basic/Expert Sets (1981)



Em 1981 o jogo original ganhou sua segunda revisão. Ao contrário das versões anteriores, esta "terceira edição" foi planejada como um produto massificado - era verdadeiramente um jogo introdutório voltado a um público mais jovem que travava o primeiro contato com os RPGs e, portanto, tinha um caráter mais didático e regras mais simples do que as versão anteriores.

Para esta versão foram lançadas duas caixas: o Basic Set, escrito por Tom Moldvay, trazia um livro de regras de 64 páginas para personagens de níveis 1 a 3, o módulo B2 e um conjunto de seis dados; e o Expert Set, escrito por Dave "Zeb" Cook, que trazia um livro de regras de 64 páginas para personagens de níveis 4 a 14, um conjunto de dados e a aventura X1: Isle of the Dread.


D&D BECMI (1983 a 1990)




A quarta edição (e terceira revisão) de Dungeons & Dragons foi lançada em 1983 - no mesmo ano de lançamento do desenho animado Caverna do Dragão. O designer responsável por esta nova versão foi Frank Mentzer.

A nova versão era a mais ambiciosa até então, consistindo de uma série de cinco caixas distintas: Basic Rules (vermelha, para personagens de níveis 1 a 3), Expert Rules (azul-clara, 4 a 14), Companion Rules (verde, 15 a 25), Master Rules (preta, 16 a 36) e Immortal Rules (dourada, para "Imortais", personagens que transcenderam os níveis de personagens e se tornaram verdadeiros semi-deuses).

Muitos jogadores se referem à edição de Frank Mentzer como BECMI (uma abreviação de "Basic, Expert, Companion, Master & Immortals").




Todas as caixas traziam dois livros (um livro dos jogadores com 64 páginas e um livro do mestre com 48 páginas) e um conjunto de dados. Todas as capas foram pintadas por Larry Elmore. Além destas caixas, a TSR publicou uma série de quinze Gazetteers que descreviam os diversos reinos e povos de Mystara, o cenário oficial das aventuras de Dungeons & Dragons, além da expansão Hollow World, um dos melhores acessórios de D&D, que descrevia o interior de Mystara como um planeta oco onde, como nas histórias de Tarzã, ainda residiam algumas civilizações antigas e esquecidas de Mystara, baseadas nos romanos, egípcios e aztecas.


D&D Rules Cyclopedia (1991)


Após o lançamento da segunda edição de AD&D em 1989, a TSR decidiu reunir as caixas de sua série "básica" (que a esta altura havia se tornado tão complexa e elaborada quando sua irmã "avançada") um um volume único e gigantesco, a Rules Cyclopedia.

Compilada e revisada por Aaron Allston, a quinta edição de Dungeons & Dragons era um volume de capa dura e 306 páginas, que trazia todas as regras necessárias para mestres e jogadores para personagens de níveis 1 a 36 (as regras para personagens Imortais foram lançadas em um suplemento à parte, também escrito por Allston e chamado Wrath of the Immortals), descrições de monstros e informações sobre Mystara e o Hollow World, além de regras para conversão de personagens de D&D para AD&D e vice-versa.

Apesar de ser um produto de primeiríssima qualidade, a Rules Cyclopedia marcou o canto do cisne do D&D Clássico, sendo publicada somente até 1996.

4 comentários:

  1. Adorei toda essa pesquisa, Ricardo. Acho que não foram mostradas todas as imagens pois aquela edição última de capa preta eu não vi, mas deve ser aquela que vc mencionou no final. Excelente pesquisa sobre a origem e a evolução do mais clássico jogo de RPG de todos os tempos

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  2. Oi, Marcelo. Valeu pelo comentário, fico feliz que você tenha gostado. A edição de capa preta é do Advanced Dungeons & Dragons, e não mencionei pois quis falar apenas do D&D clássico.

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  3. então faça uma continuação dessa pesquisa e complete falando sobre as edições do AD&D ;)

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  4. Realmente interessante. Eu sabia que o jogo era antigo, mas não tinha noção de quanto, ou de como era sua história. Meu primeiro contato foi com a caixinha da Estrela. Valeu pela pesquisa!

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