sábado, 12 de maio de 2012

Dissonância

Num artigo publicado no blog RPGames Brasil, o Filipe Dias comenta que as atitudes dissonantes e individualistas de alguns jogadores podem causar discussões e desarmonia entre os jogadores, levando até a eventual dissolução do grupo.

Como postei anteriormente, nunca passei por esse tipo de situação, até porque sempre joguei com grupos de amigos - para nós, o RPG era apenas mais um meio de passarmos o tempo juntos.

Porém, há algumas dicas que pode ajudar a resolver esse tipo de problema.

Defina seu estilo de campanha para os jogadores 
É importante que o mestre deixe claro para os jogadores o estilo de sua campanha - será fantasia heróica, em que os jogadores são heróis combatendo o mal no reino? Ou será espada & feitiçaria, em que os personagens são flibusteiros em busca de dinheiro e fama? Ou fantasia épica, em que os PC's devem salvar o universo, como em Dragonlance?

Em Shadowrun, por exemplo, os personagens serão "Robin Hoods" modernos, que combatem a ganância das mega-corporações e ajudam os menos favorecidos, ou mercenários desalmados que aceitam qualquer serviço por grana?

Se for um jogo de super-heróis, eles serão defensores da ordem e justiça, como os Vingadores, ou cretinos amorais como os membros do Authority?

Deixar isso bem claro ajuda a pôr os jogadores na disposição mental correta e já lhes dá uma idéia do que esperar. Ora, em uma campanha heróica, os PC's devem trabalhar juntos por um bem maior; se eles são mercenários ou bandidos, traições e intrigas são algo mais que esperado.

Restrinja certos tipos de personagens
Por uma série de motivos, eu jamais permito personagens de tendência maligna em AD&D. E em jogos onde tal ferramenta não existe, eu imponho certas restrições na criação dos personagens (se o sistema usa "vantagens e desvantagens", vete coisas como sangüinolência, cobiça ou coisas do gênero).

Exalte a importância do trabalho em equipe
Apresente desafios que só podem ser superados se o grupo agir harmonicamente. Não priorize este ou aquele personagem, mas dê oportunidade para que todos tenham o que fazer. E se o grupo fizer besteiras e se meter em enrascadas por seus próprios atos, nem pense em trapacear para salvá-los; mas, ao mesmo tempo, deixe claro que a situação poderia ser evitada se eles trabalhassem em conjunto.

Converse, converse, converse
Nunca deixe de conversar com seus jogadores antes e depois de cada sessão. Diga o que você acha que funcionou e o que não funcionou, e porquê. Pergunte aos jogadores quais foram os pontos altos e pontos baixos da sessão. Um diálogo franco e aberto entre mestre e jogadores pode resolver muita coisa e evitar mal-entendidos à mesa.

Um último recurso
Às vezes, a confusão em um grupo é causada por um único jogador, que consegue desvirtuar totalmente uma campanha. Talvez porquê ele gosta de ser o centro das atenções e fica ressentido quando os holofotes não estão sobre ele; ou talvez por ser simplesmente um babaca. Nesse caso, se uma conversa em particular não resolver, convide a pessoa a se retirar do grupo. Muitas vezes, tirar a maçã podre do cesto pode salvar as outras.




2 comentários:

  1. Ótimas dicas Ricardo! Pena que as vezes atitudes duras tem que ser tomadas, como o convite para alguem deixar o grupo.

    Excelente postagem!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelos comentários, Filipe.

    Infelizmente tive de tomar essa atitude uma única vez, mas não me arrependi, já que mantive o grupo unido por vários anos.

    Abraços,

    Ricardo

    ResponderExcluir