sábado, 3 de março de 2012

Monges (parte II)


E aqui está a segunda parte sobre a classe de personagem Monge para AD&D.

Monge
Atributos mínimos: Sabedoria 9, Inteligência 12, Constituição 12
Atributos principais: Sabedoria, Inteligência
Raças: Humanos
Tendência: LG ou NG

Monges vivem uma rotina de oração, trabalho comunal, ascese, estudo e contemplação. Muitos atuam como missionários e disseminam sua fé através da pregação e caridade - nunca pela ponta da espada. Como a maioria dos monges possui educação erudita e vive uma vida regrada, eles devem ter Inteligência e Constituição acima da média; um Carisma alto também lhes é bastante útil. Um monge cujos atributos principais sejam 16+ ganham 10% de bônus nos seus pontos de experiência. Monges utilizam a mesma tabela de experiência de clérigos e sacerdotes (Tabela 23 do Player's Handbook) e usam d8 como dados de vida.

Sendo pacifistas por natureza, monges possuem poucas habilidades marciais; só podem portar cajados e fundas e só podem lutar em circustâncias extremas (por exemplo, para defender a si ou àqueles sob sua proteção). Eles não podem usar armaduras ou escudos, mas podem utilizar anéis ou mantos de proteção e braceletes de defesa.

O dinheiro inicial de um monge é igual ao do clérigo; porém, após comprar seu equipamento inicial, o PC deve doar o dinheiro remanescente (com exceção de 2 ou 3 GP) para seu mosteiro ou igreja - que, por sua vez, pode lhe oferecer santuário e outros benefícios (veja abaixo).

As esferas maiores de magia divina de um monge são: all, divination, healing, protection e wards. E as menores são: charm, creation, elemental (air, water), guardiannecromantic, numbers, plant, sun e travelers. Como clérigos, monges possuem a habilidade de destruir e afugentar mortos-vivos.

Devido à sua formação e erudição, monges iniciam o jogo com as seguintes NWP: reading/writing, ancient history e religion. Além disso, no decorrer da campanha, as proficiências com armas que o PC normalmente receberia são convertidas em NWPs.

Outras proficiências comuns aos monges são: chanting, healing, herbalism, brewing, cooking, apiculture, agriculture, scribing, ancient/local history e manuscript illumination.

Monges têm uma chance de decifrar textos escritos em idiomas desconhecidos, línguas arcanas ou em código conforme a tabela abaixo. Se o teste for bem-sucedido, o personagem compreende o significado de um determinado texto. O PC só pode fazer uma tentativa pot texto e o DM pode aplicar uma penalidade em certos casos.

Devido a seus anos de estudo de tomos e livros antigos e raros, monges também possuem uma habilidade semelhante ao Legend Lore dos bardos. Um sucesso em um teste desta habilidade permite ao monge recordar-se de algum tipo de informação útil sobre um item mágico, como sua história, quem o criou, seu propósito, etc.

Os monges cumprem três votos: castidade, obediência (aos seus superiores) e pobreza (não possuir nada de valor e doar seus fundos a seu mosteiro ou igreja - seus superiores podem permitir, em certos casos, que ele tenha certos itens de uso pessoal, mas isso é uma exceção, não a regra).

Um monge que descumpra os preceitos de sua fé deve prestar contas a seus superiores e a seu deus. Em caso de ofensas graves (como quebrar um de seus votos), o monge pode ser expulso de seu mosteiro e perder suas magias e demais benefícios da classe até fazer a reparação necessária (por meio de atonement).

Apesar da vida disciplinada e estrita, monges podem contar com o apoio de seus mosteiros. Um monge pode sempre pedir santuário ou hospedagem para si e seus companheiros. Se o monge precisar de fundos ou um determinado equipamento para alguma missão que lhe foi designada, ele pode pedir tais itens a seu superior - que normalmente atende seu pedido, a menos que seja algo extravagante ou que entre em conflito com os ditames de sua igreja ou mosteiro. Além disso, algumas ordens podem conceder outras vantagens, como acesso a médicos ou a vastas bibliotecas.

Assim como sacerdotes e cruzados, monges também podem atrair seguidores; ao atingir o 9o nível de personagem, o monge atrai automaticamente 5 a 10 noviços, e pode receber sanção oficial para fundar seu próprio mosteiro.



Nível
Decifrar Textos
Legend Lore


1
11%
5%

2
16%
10%

3
20%
15%

4
25%
20%

5
29%
25%

6
34%
30%

7
38%
35%

8
42%
40%

9
47%
45%

10
52%
50%

11
56%
55%

12
61%
60%

13
65%
65%

14
70%
70%

15
74%
75%

16
79%
80%

17
84%
85%

18
88%
90%*

19
93%
90%*

20
95%*
90%*



 
.
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário